Micropropagação e indução de poliploidia artificial em clones  de Eucalyptus urophylla e Eucalyptus grandis – ETAPA II

Em Eucalyptus, tem sido realizada a indução de poliploidia, entre outros objetivos, visando aumentar a produção da espécies através da obtenção de triploides, após cruzamento de tetraploides com os pais diplóides. Ainda são poucas as informações técnicas de experiências em escala comercial dos beneficios econômicos resultantes da indução artificial de poliplóides; mas diante dos benefícios já encontrados para outras espécies vegetais, assim como das divulgações científicas e técnicas promissoras para Eucalyptus, apontadas pelo setor florestal, torna-se interessante o estudo do comportamento de clones poliplóides de Eucalyptus spp.

Foram induzidos e mantidos em banco clonal clones/eventos tetraploides e de mixoploides de expressivos picogramas em tetraploidia, sendo todos estáveis  após pelo menos 16 subcultivos na micropropagação. Todos esses materiais passaram pelas fases de multiplicação, alongamento, enraizamento e aclimatação de plantas na condição in vitro e na  ex vitro (viveiro), visando a obtenção de plantas para envio a empresa, conforme o estágio de desenvolvimento na micropropagação de cada material genético  poliploide. Foram enviadas com sucesso plantas/mudas para o viveiro da empresa CENIBRA, referente aos clones/eventos de tetraploides e de mixoploides, estáveis em relação a ploidia obtida e com vigor fisiológico na obtenção da planta.

Portanto, o projeto desenvolveu a tecnologia de poliploidia artificial em clones de Eucalyptus, bem como atendeu aos propósitos da empresa  na geração de plantas poliploides para a formação de pomares de cruzamento, com intuito de melhorar a performance da produtividade de clones comerciais diploides, visando dar suporte ao programa de melhoramento genético na geração de plantas híbridas poliploides. O projeto foi coordenado pelo Professor Aloisio Xavier (DEF/UFV) e   Elizabete K. Takahashi (DEPLA – CENIBRA), sendo as atividades desenvolvidas no Laboratório de Cultura de Tecidos II – BIOAGRO/UFV – Viçosa/MG.

Equipe técnica envolvida:

Aloisio Xavier (Coordenador do Projeto e Professor Titular  – DEF/UFV)

Wagner Campos Otoni (Professor Titular  – DBG/UFV)

Elizabete Keiko Takahashi (DEPLA – CENIBRA)

Equipe Técnica CENIBRA (CENIBRA – Belo Oriente/MG)

Equipe Técnica LCTII-BIOAGRO (UFV – Viçosa/MG)

Laboratório  Citogenética da UFJF (Juiz de Fora/MG; Análise Citometria de Fluxo)