Como fazer o Planejamento da Qualidade
Para garantir bons resultados operacionais é imprescindível que a qualidade seja tratada como aspecto estratégico na obtenção dos resultados organizacionais. Dessa forma, a equipe envolvida na Gestão da Qualidade (GQ) deve estar atenta a um dos princípios fundamentais da moderna gerência da qualidade: a qualidade é planejada, não inspecionada.
O planejamento da qualidade envolve:
- Identificar quais padrões de qualidade são relevantes;
- Determinar como satisfazê-los.
Ele é um dos processos-chave facilitadores e deve ser executado regular e paralelamente aos outros processos de trabalho. Por exemplo as mudanças na produção, que são necessárias para atender os padrões de qualidade identificados, podendo exigir ajustes nas atividades operacionais, impactando no prazo de realização de tarefas, no custo da operação ou, ainda, na qualidade do trabalho. Dessa forma deve-se fazer uma análise detalhada do risco de mudanças.
As atividades envolvidas no planejamento da qualidade são:
Entradas para Planejamento da Qualidade
- Política de qualidade.Pode ser definida como “as intenções globais e o direcionamento de uma organização referente à qualidade, como expresso formalmente pelo mais alto nível de gerência”. Caso a organização não possua uma política da qualidade cabe à equipe da GQ a elaborar, bem como comunicar esta política, garantindo o seu atendimento.
- Declaração do escopo.É a entrada chave para o planejamento da qualidade, uma vez que documenta os subprodutos e objetivos do projeto que servem para definir importantes requisitos das partes envolvidas.
- Descrição do produto.Embora os elementos da descrição do produto, que no caso da qualidade florestal, o principal é a madeira colhida, possam estar incorporados na declaração do escopo, a descrição do produto conterá frequentemente detalhes de questões técnicas e outros aspectos, que podem afetar o planejamento da qualidade.
- Padrões e regulamentações.A equipe da GQ deve considerar quaisquer padrões ou regulamentações de áreas de aplicação específicas que possam afetar a operação.
- Outras saídas de processos.Adicionalmente à declaração do escopo e à descrição do produto, os processos de outras áreas de conhecimento podem produzir saídas que devem ser consideradas como parte do planejamento da qualidade.
Técnicas e Ferramentas para o Planejamento da Qualidade
- Análise de custo/benefício.Os processos de planejamento da qualidade devem considerar as relações de custo/benefício. O principal benefício em se satisfazer os requisitos de qualidade é um menor retrabalho, o que significa maior produtividade, custos mais baixos e aumento na satisfação das partes envolvidas. O principal custo para se atingir os requisitos de qualidade é o gasto associado com as atividades de gerência da qualidade. O principal objetivo nessa análise é que os benefícios superem os custos.
- Benchmarking.O Benchmarking envolve comparar as práticas reais ou planejadas do projeto com as de outros players do mercado, para gerar ideias para a melhoria e para fornecer um padrão pelo qual se possa medir o desempenho.
- Fluxogramação. Um fluxograma é qualquer diagrama que mostre como os vários elementos de um sistema se relacionam.
- Projeto de experimentos (Design of Experiments – DOE).O desenho de experimentos é um método estatístico que auxilia para identificar fatores que influenciam as variáveis. Um “experimento” bem projetado possibilita determinar uma solução ótima, para uma quantidade relativamente limitada de casos.
- Custo da qualidade. Refere-se ao custo total de todos os esforços empreendidos para atingir a qualidade do produto/serviço e inclui todo o trabalho para garantir a conformidade com os requisitos, bem como todo o trabalho resultante da não conformidade.
Saídas do Planejamento da Qualidade
- Plano de gerência da qualidade.O plano de gerência da qualidade deve descrever como a equipe irá implementar sua política de qualidade. Pode ser formal ou informal, muito detalhado ou bastante amplo, tendo como base os requerimentos do projeto.
- Definições operacionais.Uma definição operacional descreve, de forma bastante específica, o que significa cada elemento e como ele será medido no processo de controle da qualidade. As definições operacionais, em algumas áreas de aplicação, são também chamadas de métricas (metrics).
- Checklists (Lista de verificações).Um checklist é uma ferramenta estruturada, normalmente contém itens específicos utilizados para verificar se um conjunto de passos necessários estão sendo efetuados.
- Entradas para outros processos.O processo de planejamento da qualidade pode identificar uma necessidade de atividade adicional em outra área.
Fontes usadas:
https://www.avellareduarte.com.br/fases-projetos/planejamento/planejamento-da-qualidade/
https://robsoncamargo.com.br/blog/Plano-de-gerenciamento-de-qualidade
João Victor Ribeiro Santos
Engenheiro de Produção
Coordenador do GT Qualidade Florestal