No DEF-UFV, a INOVAÇÃO está presente em tudo, inclusive na grade curricular

O departamento de Engenharia Florestal da UFV é o primeiro do Brasil a oficializar disciplina de pós-graduacao em Inovação, Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual

 

Você viu na página anterior que o DEF-UFV está fazendo aniversário. São 60 anos formando profissionais inovadores e desenvolvendo tecnologias disruptivas. Muitos são os motivos para comemorar, sobretudo o fato de ter contribuído para que o setor florestal brasileiro se tornasse referência mundial de sucesso, mas isso nós já falamos.
Um outro motivo que está em alta é a aprovação da primeira disciplina de pós-graduação, no âmbito da Ciência Florestal Brasileira, para tratar dos temas: inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual.
Para a UFV o pioneirismo é recorrente, e esse em especial está totalmente alinhado com o animus vanguardista da instituição.
A disciplina já vinha sendo oferecida a três anos como tópicos especiais e agora, após aprovação do colegiado, passa a integrar a grade curricular oficial do Programa de Pós graduação Stricto Senso em Ciência Florestal do DEF-UFV.
Foi com essa disciplina que os foram dados os primeiros passos para a consolidação do UFV Forest Insight como uma das principais chamadas de inovação aberta da indústria de base florestal. Para Glêison dos Santos, professor da agora ENF-637 e coordenador geral do UFV Forest Insight a aprovação “ratifica a qualidade do trabalho que vem sendo realizado e demonstra a sensibilidade do DEF para temas que são de alta relevância. Num momento de crise como o que estamos vivendo o “pensar fora da caixa” é a possibilidade de vitória, permitindo mitigar impactos sociais e econômicos fruto da incerteza e instabilidade mundial.
Alguns dos alunos que já cursaram a disciplina quando era oferecida como tópicos especiais falaram à redação do Jornal SIF sobre a importância desse tipo de formação nos programas de mestrado e doutorado. Segundo Carla Castro, é notória a mudança que existe na Carla pré e pós disciplina, “a nossa forma de enfrentar os desafios muda, hoje estou muito mais consciente do meu papel como profissional de alta performance. Tivemos a oportunidade de ver e colaborar com o nascimento de startups, de ver ideias se transformarem em protótipos e estes em produtos, isso é incrível.”
A ENF-637 está totalmente alinhada com o SIF Startup Connection e todos os alunos matriculados participam ativamente dos programas, incluindo o Pensando Juntos e o UFV Forest Insight, o HUB de inovação da SIF fica cada vez mais robusto com a participação desses profissionais que prometem fazer a diferença por onde passarem.