As ações da Qualidade Florestal da Duratex durante a pandemia
Durante a pandemia do novo coronavírus, a Duratex adotou inúmeras medidas para cuidar dos colaboradores e de todas as pessoas que, direta ou indiretamente, se relacionam com a empresa. Como exemplo, a proibição das viagens às unidades foi uma das principais medidas adotadas.
Na área de Qualidade Florestal realizamos avaliações em todas as unidades que contemplam os processos de silvicultura, colheita, manutenção mecânica, além da análise da floresta já estabelecida. Dentro desse novo contexto, tivemos que definir ações para realizar essas avaliações à distância, sem perder a qualidade das análises, da investigação das causas raízes e da efetividade dos planos de ação. Nesse sentido, contamos com a ajuda dos colegas da área de treinamento que estão alocados nas unidades. Esses profissionais são de perfis técnicos e multitemáticos, sendo fundamental para realização das operações indicadas pela área de qualidade.
No caso das florestas, onde operamos com análise de imagens de Drone, contamos com a ajuda dos pilotos que temos nas unidades. Nesse caso, elaboramos um protocolo técnico para aquisição das imagens e validamos essa coleta em escritório a partir de uma série de critérios, que garantem a qualidade técnica das informações e suas análises.
Essa experiência nos trouxe reflexões que nos fez perceber desde a melhoria das avaliações quanto como podemos realizá-las à distância, mantendo a cobertura amostral nas unidades sem afetar significativamente nossas análises e seus desdobramentos.
Mário Piazon Neto
Engenheiro Sênior Qualidade Florestal
Duratex