As 7 Ferramentas da Qualidade

 

As 7 Ferramentas da Qualidade são um conjunto de metodologias e técnicas que foi reunido e amplamente difundido por Kaoru Ishikawa como forma de melhorar os processos das empresas. Desde então, elas vem sendo utilizadas nos sistemas de gestão, auxiliando na melhoria dos processos.

Elas são úteis desde a identificação e priorização de problemas, elaboração e implementação de soluções e até a verificação de resultados, ajudando a estabelecer métodos mais elaborados de resolução baseados em fatos e dados, o que é imprescindível para o sucesso dos planos de ação. Assim as ferramentas são utilizadas para:

  • Monitorar o grau de conformidade de produtos e serviços;
  • Prever falhas e identificar processos que saíram da normalidade;
  • Identificar erros na produção;
  • Identificar causas de falhas;
  • Reduzir a variabilidade dos processos.

Tais ferramentas surgiram na década de 1950, tomando como base os conceitos estatísticos que auxiliam na melhoria dos serviços e processos e que, posteriormente, foram agregadas aos Sistemas de Gestão da Qualidade. Elas fazem parte de um grupo de métodos estatísticos elementares, que devem ser de conhecimento de todas as pessoas envolvidas com a Gestão da Qualidade e, por isso, devem fazer parte dos programas básicos de treinamentos das organizações.

Entendido a sua importância vamos definir quem elas são:

1 – Fluxograma: auxilia na identificação do melhor caminho que o produto ou serviço irá percorrer no processo, ou seja, mostra as etapas sequenciais do processo, utilizando símbolos que representam os diferentes tipos de operações, bem como os envolvidos no processo, permitindo a visualização rápida das dependências na execução de um trabalho;

2 – Diagrama Ishikawa: tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, relacionando o efeito a todas as possibilidades (causas, divididas nos 6 M: Método, Matéria Prima, Mão de obra, Máquinas, Medição e Meio Ambiente) que podem contribuir para o problema tenha ocorrido;

3 – Folhas de Verificação: na forma mais comum é uma lista de itens pré-estabelecidos que serão marcados a partir do momento que forem realizados ou avaliados, porém pode ser utilizada de formas criativas para identificação de problemas, como figuras. É usada para a certificação de que os processos foram cumpridos ou para avaliar em onde estão os defeitos do produto;

4 – Diagrama de Pareto: é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação (da maior para a menor, por exemplo) nas causas de um determinado problema ou não conformidade, partindo do princípio de Pareto, que afirma que 80% dos efeitos partem de 20% das causas, assim a ferramenta é uma forte aliada na priorização no plano de ação;

5 – Histograma: tem como objetivo mostrar a distribuição de frequências de dados obtidos por medições periódicas, criando assim uma panorama dos padrões que mais se repetiram em um determinado período de tempo.  Nele é possível entender a distribuição dos dados de forma rápida e simples, além disso sua forma pode indicar a presença de erros na coleta de dados;

6 – Diagrama de Dispersão:  busca a correlação entre duas variáveis, mostrando o que acontece com uma variável quando a outra muda. São representações de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, sempre tendo uma em função da outra. Nessa Ferramenta é necessário possuir um grande cuidado para não relacionar variáveis que não tenham dependência entre si, o que acarretaria em tomadas de decisão errôneas;

7 – Carta de Controle: usado para mostrar as tendências dos pontos de observação em um período de tempo. É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento do processo, determinando a faixa de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), uma linha média do processo (limite central) e que pode incluir os limites de aceitação dos clientes.

 

 

Fontes usadas:

https://certificacaoiso.com.br/as-sete-ferramentas-da-qualidade/

http://www.blogdaqualidade.com.br/as-sete-ferramentas-da-qualidade/

http://www.aprendersempre.org.br/arqs/9%20-%207_ferramentas_qualidade.pdf

http://www.radardeprojetos.com.br/2015/10/o-que-sao-os-6m-no-diagrama-de-causa-e.html

 

 

João Victor Ribeiro Santos

Engenheiro de Produção

Coordenador do GT Qualidade Florestal