Os “Gurus da Qualidade”

Já parou para pensar como a qualidade se desenvolveu historicamente?

Essa pergunta pode parecer sem propósito, porém o desenvolvimento da Gestão da Qualidade(GQ) foi realizado em um longo processo, sendo que cada pensador acrescentava conceitos e valores à GQ. Dessa forma entender a história da Qualidade nos dá o entendimento de como evoluir o nosso modelo de Gestão, partindo de um ambiente desestruturado até o alcance da melhoria contínua e implementação dos famosos Sistemas de Gestão da Qualidade.

Então o que fizeram os principais pensadores sobre Gestão da Qualidade (ou como ficaram conhecidos: “Gurus da Qualidade”)?

Assim como você, eles se esforçaram para melhorar suas empresas e criar padrões que pudessem ser replicados e reproduzidos. Isso criou um ciclo de melhoria e desenvolvimento que transformou a história da humanidade,  permitindo reconstruir países e elevando os níveis de produtividade.

Tudo bem, mas quem são eles?

Como é impossível caracterizá-los em ordem de importância segue um compilado dos principais feitos de cada um por ordem de data de nascimento.

     1. Walter Shewhart

Nasceu em New Canton (EUA) em 1891 e faleceu em 1967. Atuou como consultor em organizações como o Departamento de Guerra Americano, as Nações Unidas e o Governo Indiano, além de lecionar em Harvard, Rutgers e Princeton.

Suas principais contribuições para com a Área da Qualidade na Industria foram a criação do CEP (Controle Estatístico de Processos) e o desenvolvimento do ciclo PDCA.

 

     2. William Edwards Deming

Nasceu em Sioux City (EUA) no ano de 1900 e morreu no ano de 1993. Foi chamado pelo governo Estadunidense em 1951 para ajudar no censo japonês e posteriormente juntou-se a estudiosos japoneses que procuravam alguém para transmiti-los seu conhecimento sobre qualidade e gerenciamento em meio à reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial.

Foi responsável pela difusão do PDCA, que veio a se tornar uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para promoção de melhoria continua. Atuou em empresas como a Ford (Por volta de 1981) além de publicar seu livro “Fora da crise” pelo MIT. Desenvolveu sua teoria dos 14 Pontos de Gerenciamento que garantiam Qualidade, Produtividade e Competitividade, sempre visando a Qualidade como uma filosofia de gestão.

 

     3. Joseph M. Juran 

Nascido em 1904 na cidade de Braila (Romênia), veio a falecer em 2008. Também foi um dos estudiosos a atuar na reconstrução do Japão pós-guerra.

Juran desenvolveu sua própria técnica de incentivo à melhoria continua, chamada Trilogia Juran e composta por Planejamento, Controle e Aperfeiçoamento.

Outra importante contribuição foi a adaptação do Princípio de Pareto para uso empresarial. Juran foi responsável pela elaboração do Gráfico de Pareto e de sua difusão para uso organizacional, ajudando milhares de profissionais na priorização de atividades, tarefas, projetos e muito mais.

 

     4. Kaoru Ishikawa 

Nascido em 1915 em Tóquio, faleceu no ano de 1989. Juntou-se a União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE), assim como William Deming, para auxiliar em pesquisas sobre Controle de Qualidade.

Expandiu conceitos de outros Gurus da Qualidade e agregou outro significado e importância para a mesma. Introduziu o Círculo de Qualidade e sistematizou as sete ferramentas da qualidade, que são: Análise de Pareto; Diagrama causa-efeito; Folha de controle; Estratificação; Carta de controle; Histograma e Fluxograma

 

       5. Armand V. Feigenbaum

Nascido em Nova Iorque no ano de 1922, falecido em 2014. Se tornou Diretor Mundial de Produção da GE(General Electric) em 1958 e em 1961 se tornou presidente da ASQC (Sociedade Americana de Controle de Qualidade), além de fundar a General Systems.

Grande defensor do Controle de Qualidade Total (CQT), Feigenbaum pregava que a Qualidade era responsabilidade de todos. Algo que nem sempre foi visto dessa maneira. Esse fator foi um dos que marcaram sua carreira, deixando grandes contribuições na mudança de mentalidade da Qualidade mundial.

 

     6. Philip B. Crosby

Nascido em 1926 na cidade de Wheeling (EUA), veio a falecer em 2001. Atuou como escritor e obteve sucesso com suas obras “Quality Is Free” (A Qualidade é Gratuita) e “Quality Is Still Free” (A Qualidade ainda é Gratuita), dentre outras. Considerava a prevenção o mais importante dos pilares da Qualidade, apresentando a “Vacina da Qualidade” que consiste em: Determinação, Formação e Liderança.

Desenvolveu os conceitos de “Zero Defeitos” e “Fazer bem à primeira vez”, resultado da prevenção com base em estratégias que vem de cima para baixo na estrutura da Empresa e através da formação (educação) dos colaboradores.

 

 

 

Fontes usadas:

http://www.8idea.com.br/blog/6-gurus-da-qualidade-que-todo-profissional-da-area-deveria-conhecer/

https://blogdaqualidade.com.br/gurus-da-qualidade

http://blog.qualidadesimples.com.br/2016/03/17/conheca-6-mestres-que-definiram-gestao-da-qualidade/

FONSECA, Luis. Filosofias da Qualidade (Quality Gurus)-desenvolvimento de uma cultura da qualidade na empresa. Qualidade, v. 3, n. Ano 19, Nº3, p. 9-13, 1988.

 

João Victor Ribeiro Santos

Engenheiro de Produção

Coordenador do GT Qualidade Florestal