GT Bambu: Desejo de inovar e buscar novas matérias primas marca reunião de formação


A Reunião de formação do GT Bambu foi um super sucesso e mobilizou diversas empresas em torno de mais uma iniciativa disruptiva da SIF. O GT tem por objetivo explorar uma nova matéria prima, maximizando seus benefícios econômicos, sociais e ecológicos. Pela empolgação, o conhecimento e o ímpeto inovador dos participantes, essa iniciativa se tornou imediatamente promissora.

A reunião contou com quatro palestras ministradas por profissionais de vasta experiência no assunto: Elson Montagno, presidente do BambooBr, deu início as palestras e traçou o estado da arte da cultura do bambu, enfatizando a enorme diversidade genética existente e as inúmeras possibilidades de sucesso. A segunda palestra ficou por conta do Prof. Antônio Salgado, que compartilhou suas experiências com o plantio do bambu em diversos estados brasileiros e com tratos culturais. O Engenheiro Agrônomo e produtor de mudas, Osmarino Borges, ministrou a terceira palestra, que teve foco na utilização do bambu para produção de energia, além de ter compartilhado suas experiências na empresa do ramo de celulose, a Itagapé. Por fim, o Professor Marcelo Moreira fez um panorama sobre os potenciais e gargalos do bambu para a produção de celulose.
Estiveram presentes na reunião profissionais de 7 empresas – Aperam Bioenergia, Ibar Nordeste, CJ Selecta, Timac Agro, Cenibra, FS Bioenergia e a Sindifer-, pró-reitor de pesquisa da UFV, Raul Narciso, o professor Silvio Nolasco e os representantes da SIF, Professor Glêison dos Santos – Diretor Científico -, Rodrigo Nascimento – Gerente Técnico – e Michelle Brandão, Coordenadora de Projetos.

Acompanhe-nos nas redes sociais e no site para mais informações. Aguarde inovações!