Tento Carolina
Temos algumas informações pra você sobre a Adenanthera pavonina.
Outros nomes: carolina, olho-de-pavão, segavé, falso-sândalo, segawê.
Distribuição Geográfica: É uma espécie exótica que foi introduzida no Brasil e em outros países. É encontrada em diversos Estados da Região Nordeste e outras regiões, além de MS, MT, MG, RJ e SP.
Características: Árvore de 12 a 15 m de altura, com tronco de casa lisa. As folhas são compostas e os folíolos são de cor verde escuro. As flores são amarelas, bem pequenas e ficam dispostas em inflorescências em forma de espiga. Os frutos são vagens que se abrem expondo as sementes que são pequenas, com formato que lembra uma lentilha e de cor vermelho brilhante.
Madeira: A madeira é pesada e compacta, de cor marrom-avermelhada. É utilizada na construção civil, confecção de embalagens e cabos de ferramentas e na marcenaria.
Uso medicinal: Não é encontrado registro de uso para este fim.
Outros usos: É uma espécie ornamental, indicada para paisagismo e arborização urbana. As sementes são muito usadas na confecção de bijuterias e outros tipos de artesanato.
Curiosidades: O Tento-Carolina tem origem na Índia e na Malásia e é muito cultivado e utilizado no Brasil. O artesanato confeccionado com suas sementes é vendido muitas vezes como sementes de pau-brasil. Contudo, as sementes dessas duas espécies são completamente diferentes.
Informações Ecológicas: É uma espécie que perde parte de suas folhas em determinada época do ano. É rústica, de rápido crescimento e produz grande quantidade de sementes por ano. Apesar de não ser nativa do Brasil, é empregada em plantios de reflorestamos. No entanto, não se recomenda o plantio em áreas de altitude do Sul do Brasil, por ser uma espécie com preferência por locais com clima mais tropical.
Floração: Floresce em diferentes períodos do ano, com maior intensidade de agosto a dezembro.
Frutificação: Frutifica em diversos períodos do ano, com maior intensidade entre maio e julho.