GT Carvão Vegetal Sustentável2024-03-04T08:47:34-03:00

Project Description

  • sif, ufv, sociedade de investigações florestais

Quem Somos

O GT Carvão Vegetal Sustentável, conhecido anteriormente como G6, foi criado há mais de 15 anos pela SIF em parceria com grandes empresas privadas do setor florestal. O objetivo principal é através da interação empresa/universidade contribuir para o desenvolvimento técnico, social, econômico e ambiental da cadeia produtiva de carvão vegetal, com foco em sustentabilidade e em uma produção de alta qualidade e alto rendimento.

Queremos ajudar o setor a:

  • Identificar gargalos e desafios comuns às empresas produtoras de carvão vegetal;
  • Promover a integração do setor produtivo de carvão vegetal com o setor de ferro gusa e ferroligas;
  • Desenvolver projetos e compartilhar conhecimentos sobre o processo de produção do carvão vegetal;
  • Desenvolver mecanismos de redução de emissões de gases do efeito estufa no processo de produção de carvão vegetal.

Fazer parte do GT Carvão Vegetal Sustentável possibilita o acesso a informações em primeira mão sobre o setor produtivo de carvão vegetal, discussões sobre temas específicos sob uma perspectiva estratégica e inovadora, desenvolvimento de networking com grandes profissionais e referências na área, além do apoio do Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (LAPEM – UFV) para o desenvolvimento de projetos.

Produzir um carvão vegetal com qualidade, alto rendimento e sustentabilidade é um desafio. Portanto, o GT Carvão Vegetal Sustentável está aqui para ajudar a tornar essa realidade cada vez mais próxima daqueles que caminham e desejam caminhar conosco!

Nossa Equipe

sif, ufv, sociedade de investigações florestais

Prof. Angélica de Cássia Oliveira Carneiro

Líder Técnica GT Carvão Vegetal Sustentável

Prof. Angélica de Cássia Oliveira Carneiro

Engenheira Florestal, Mestra e Doutora em Ciência Florestal na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora Titular na Universidade Federal de Viçosa, atualmente é coordenadora do Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (LAPEM-UFV). Tem experiência na área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais, sendo referência mundial na área de qualidade da madeira para energia e tecnologia da produção de carvão vegetal.

Vitor Alves Moreira

Coordenador Operacional GT Carvão Vegetal Sustentável

Vitor Alves Moreira

LinkedIn

Técnico Florestal formado pelo IF Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba. Engenheiro Florestal formado pela UFV. Experiência em Gestão de Projetos, P&D e Qualidade na área de Energia e produção de Carvão Vegetal.

Contato

    sif, ufv, sociedade de investigações florestais
    sif, ufv, sociedade de investigações florestais
    Ir ao Topo