Forest Insight UFV 2019

O evento superou todas as expectativas dos organizadores e já está consolidado como uma das iniciativas SIF para o fortalecimento de empreendimentos inovadores e de base tecnológica ligados ao setor florestal

“Bem-vindos ao Shark Tank do setor florestal”. Foi com este slogan que os participantes do UFV Forest Insight 2019 foram recebidos. A edição deste ano foi aberta à todas Universidades do Brasil e a todas as empresas com atividades inovadoras para esse setor.
O evento contou com o envio de 31 ideias e produtos inovadores, dos quais nove startups foram selecionadas e participaram do pitch day na UFV, aprendendo e desenvolvendo a nova cultura empreendedora da SIF/UFV e de suas empresas associadas.
Os desafios foram enviados pelas empresas associadas e direcionados para soluções inovadoras nas áreas de nanocelulose, qualidade da madeira, geotecnologia, mensuração florestal, manejo de pragas, colheita, transporte e estradas florestais. Com o apoio do Tecnopark da UFV, por meio do Programa Innovation Link, as startups selecionadas passaram pelo processo intensivo de pré-aceleração durante 20 dias, com etapas online e presencial em Viçosa. Dentre as atividades, os participantes tiveram a oportunidade de participar de treinamento de pitch, análise de mercado e construção de business plan.
A Diretoria Cientifica da SIF explica que o Forest Insight é uma iniciativa do programa SIF Startup Connection, que visa fomentar a cultura empreendedora no setor florestal por meio de desafios e chamadas de inovação aberta às Universidades.
De acordo com o Presidente do Conselho da SIF, Mário Ladeira, a edição 2019 do UFV Forest Insight foi um sucesso, estiveram presentes no pitch day treze empresas associadas que formaram a banca de avaliação e destacaram as três melhores ideias inovadoras.
As startups que participaram do programa foram: Canopy, Startgeo, Quiron, Sintecsys, Nanocel, XDensity, Geotree, NS Eisele e SMDC Solución, com destaque para as três melhores segundo a banca de avaliação:
– Canopy (insight inovador em mensuração florestal);
– Startgeo (insight inovador em colheita, transporte e estradas florestais);
– Quiron (insight inovador na detecção e manejo de pragas e doenças).

Acompanhe a SIF no LinkedIn @sif-ufv